30 de janeiro de 2011

Orlando Cani e a meditação da vitória

Nem só de força e potência depende a atleta Dani Genovesi para obter seus resultados de ciclista de ponta. O controle do pensamento, da vontade, a resistência à dor e a medida da respiração também são cuidados especiais que explicam seus resultados. Nesse campo, Dani obedece à risca as instruções do mestre de Yoga Orlando Cani, do Rio de Janeiro.

Orlando Cani é estudioso e praticante da cultura oriental desde os anos 60. Ex-atleta de Natação e ex-técnico de esportes, desenvolveu além da força a capacidade de melhorar os rendimentos, observadas algumas regras para controle da mente. Sua academia em Copacabana é local de encontro de vários atletas, além da Dani.

Com ela, Orlando começou um trabalho especial desde 2009, quando Dani se preparava para a Race Across América. “ Alongamento e flexibilidade, principalmente a parte neuromotora, ligada ao equilíbrio, foram destacados. Mas a dose principal de atenção está na respiração, no relaxamento e no movimento de respirar. O sistema respiratório é fundamental e as pessoas acham que relaxamento é só descanso, mas está na ação também, durante o exercício “, explica o mestre.

Sobre a Dani, o mestre explica e concorda com Hugo Prado Neto. “ Ela sempre trabalha no limite da resistência e fadiga. Mas não deixamos de trabalhar a explosão, para não ficar lenta. Agora vamos aumentar esses movimentos de força e rapidez, por um pedido dela para competições futuras. Mas nada disso seria possível se a Dani não fosse especial. Assim como Fernanda Keller, ela tem uma vontade férrea, não cede, não reclama, mesmo quando é levada ao limite, ela não entrega a rapadura, é uma vontade fora do comum “, elogia, comparando a atleta de ciclismo a outra atleta exemplar, do Triathlon, que também treina com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário